Solos + Oficina = Arte

Hibridus dança na I Virada da Educação em Ipatiga

73b9fe_98ec4d6b55e14456a390fe4c438f8fff

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), acontece em Ipatinga a I Virada da Educação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. E o Grupo Hibridus Dança estará na programação.

Na sexta-feira (24), de 9 às 13h, o grupo realiza uma oficina de dança contemporânea com o artista Luciano Botelho, no Espaço Hibridus, situado na Avenida 28 de Abril, 621, sala 402, 4º andar, no Centro de Ipatinga.

Ainda nas sexta-feira, no mesmo local, mas às 21h, o grupo vai mostrar ao público os trabalhos ‘Prumo’, de Wenderson Godoi, e ‘Verzeih Mir’, de Luciano Botelho.

No sábado (25), as 19h, no Teatro Zélia Olguin, no Bairro Cariru, o grupo se apresenta com os solos ‘Submersa’, de Maria Cloenes’, e ‘Re-forma’, de Luciano Botelho, trechos que fazem parte do espetáculo Solos Hibridus. Toda programação é gratuita e direcionada à comunidade.

I Virada da Educação
A Virada da Educação é um projeto que reúne várias formas de aprender e ensinar, espalhadas por todos os lugares da cidade de Ipatinga. É quando a escola se une à comunidade e aos seus parceiros para mostrar seu trabalho, compartilhar conhecimentos e inspirar a participação de novos agentes no processo educativo, propondo continuar as atividades e estreitar as relações estabelecidas durante o evento.

‘Prumo’ e ‘Verzeih Mir’
‘Prumo’, de Wenderson Godoi, é o resultado do encontro e se ambienta com o artista Marcelo Evelin, de Teresina (PI), na questão do corpo que não para mais em pé, que a todo tempo se organiza e reorganiza para continuar existindo no mundo.

‘Verzeih Mir’ (Me Perdoe), de Luciano Botelho, foi criado em 2014, em Berlim, sob a direção de Chaim Gebber, e teve o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, através do projeto Bolsa de Estudos.

O solo lida com as diversas questões do universo humano que são foco atual de discussão, como os preconceitos, tiranias, covardias, massacres, genocídios, ditaduras e assassinatos em massa.

‘Submersa’ e ‘Re-forma’
Solos Hibridus é um espetáculo de dança contemporânea composto por duas peças de seus integrantes: ‘Submersa’, de Maria Cloenes, e ‘Re-forma’, de Luciano Botelho, que contam com as colaborações de Marcos Nauer (RJ) e Marco Paulo Rolla (BH).

‘Oficina de dança Contemporânea’
A oficina é um compartilhamento para discutir os processos de criação e residência vivenciados pelo artista Luciano Botelho. Ações como trabalhar o olhar e o contato com o outro, trocar saberes e experimentar ações de dança são parte da vivência, com foco no encontro com/e para o outro e sua forma e maneira de pensar e agir.

A programação completa da Virada da Educação pode ser acessada no site http://ipatinga.mg.gov.br/Materia_especifica/52866/Virada-Educacao-2016.

Solos Hibridus_Nilmar Lage (25)Verzhei Mir_Nilmar Lage (3)

http://diariodoaco.com.br/noticia/104388-4/cultura/solos-oficina-arte