por SECOM/PMI

15/09/2014 17:06

O dançarino ipatinguense Luciano Gomes Botelho está de malas prontas e embarca, nesta terça-feira (16/09), para Berlim, na Alemanha, para participar de um curso de formação e pesquisa em dança contemporânea na instituição Tanzfabrik Berlim Zentrum Fur Zeitgenossichen. A capacitação, que terá duração de um mês, é patrocinada pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Como acontece todos os anos, desde que foi criada, a Lei de Incentivo à Cultura patrocina projetos de dança realizados no município. Várias iniciativas foram contemplados em 2014, incluindo a realização de um festival, três oficinas e cinco apresentações de dança, além de oito exibições de vídeo-dança. Mas essa é a primeira vez que o município financia uma bolsa de estudos para artista no exterior.

A capacitação e a formação de agentes culturais é uma modalidade prevista na lista de produções contempladas anualmente pela Lei de Incentivo à Cultura de Ipatinga. “Quanto mais capacitados estiverem nossos artistas, mais qualidade terão nossos espetáculos e ações culturais, contribuindo para a formação de plateias e elevando a qualidade da produção cultural”, destaca Nilcinéia Amorim, diretora do Departamento de Cultura da PMI.

Luciano Botelho tem, em seu currículo, passagens por Argentina e Portugal, em trabalhos realizados em parceria com o Grupo Hibridus de Dança, do qual faz parte desde a fundação, há 12 anos. Entre os projetos culturais desenvolvidos pelo grupo destaca-se o Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, realizado anualmente.

O artista descreve a oportunidade de estudar no exterior como uma grande responsabilidade. “Se o município investe em minha carreira, tenho que corresponder à altura. Seja levando o nome da minha cidade a um grande polo cultural ou aplicando a experiência aqui, da melhor maneira, quando retornar à região”, afirma Luciano.

A permanência em Berlin será registrada e poderá ser acompanhada pelo blog http://hibridus.com.br/lucianobotelho, onde o artista irá compartilhar as experiências vivenciadas. Retornando ao Brasil, Luciano irá oferecer uma oficina de dança contemporânea, que acontecerá no Espaço Cultural Museu Vivo, nos dias 6 e 7 de novembro. Também em novembro (14/11) está prevista uma palestra, na Casa de Teatro Perna de Palco, ambas a partir do estudo realizado em Berlim e abertas à participação da comunidade.

http://www.ipatinga.mg.gov.br/Materia_especifica/11192/Artista-estuda-em-Berlim-com-bolsa-da-Lei-de-Incentivo

{4AED3DAD-DADA-C401-DCE5-BBEBBABBA4DD}