Luciano Botelho faz parte da Hibridus Dança de Ipatinga

IPATINGA-MG – O artista, Luciano Botelho, do grupo Hibridus Dança de Ipatinga, será um dos representantes do Brasil no 2º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária que acontecerá em El Salvador, entre os dias 27 a 31 de outubro. O evento reunirá mais de 1000 representantes de organizações, redes e comunidades da Cultura da Comunidade de estar da América Latina, Ásia e Caribe para compartilhar em debates, reuniões, exposições, workshops, performances e festivais. Esta conferência continua o processo de articulação continental que começou há 15 anos para destacar e fortalecer as mais de 120.000 experiências populares de atividades culturais e comunitárias, mobilizando cerca de 200 milhões de pessoas em vários eventos e workshops. Os organizadores enfatizaram que a maior parte desses artistas não têm o reconhecimento das leis e não existem políticas públicas na América Latina que os favoreça.
O Primeiro Congresso Latino-americano foi realizado em 2013, em La Paz, Bolívia, com a participação de 17 países da América Latina e do Caribe, também com prefeitos, ministros, secretários de cultura, legisladores em níveis locais, regionais e nacionais, membros do Parlamento Andino, entre outros. Esta primeira reunião deixou como resultado a formação do Conselho Latino-Americano de Cultura Viva e Comunidade, um núcleo dinâmico da iniciativa, que teve a responsabilidade de contribuir para o fortalecimento dos processos culturais da comunidade no continente através de partilha de experiências e aprendizagem e estratégias coletivas no campo social. Em El Salvador o 2º Congresso conta com a participação de 68 grupos de trabalho, neste contexto, em todo o território nacional. Os participantes pertencem a comunidades e organizações que trabalham em processos de transformação cultural estimulante.

“Esta rede é vital no caminho para a reconstrução do tecido social para a mudança de paradigmas culturais na comunidade, os níveis municipal, departamental, regional e nacional, articulando de forma inclusiva, equitativa e participativa para setores mais amplos e diversificados que refletem todas as expressões culturais existentes, alguns até mesmo ameaçados de desaparecimento”. Disseram os organizadores.

Hibridus, Luciano e o trabalho em redes
Desde sua criação, há 13 anos, o grupo Hibridus teve como uma de suas frentes de trabalho o compartilhamento, o trabalho de formação, artística e de público, sempre cunhando aos movimentos sociais, assim como trabalhos com as diversas comunidades de Ipatinga. Parte deste trabalho se dá através do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, que este ano está em sua 13ª edição. As ações do ENARTCi vão muito além dos trabalhos artísticos e abrangem todas as regionais de Ipatinga com atividades na Zona Rural, Ipaneminha, em bairros periféricos, etc. Através desta ação o grupo foi tecendo redes de conhecimento e formação, na cidade, que já ultrapassaram as fronteiras da cidade indo de encontro a parceiros e artistas em diversas regiões do país e também em terras estrangeiras. Presente no grupo desde sua formação, Luciano Botelho, busca, juntamente com o grupo, o estabelecimento e expansão desta rede de saberes através de suas criações artísticas, de cursos, residências e trabalhos em produção, além do compartilhamento nas aulas que tem ministrado e agora, como delegado na III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT será realizada em Belo Horizonte nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2015, por entender que só quando se trabalha com cooperação e em redes é que podemos junto, buscar uma transformação efetiva em nossas causas.
Ibercultura Viva
A seleção de Luciano veio através de uma convocatória realizada pelo programa Ibercultura Viva, que selecionou os 20 primeiros colocados que receberão passagens aéreas para San Salvador (El Salvador), onde o encontro será realizado. Experiência em atividades culturais comunitárias e articulação de redes culturais em nível nacional e/ou internacional foram levados em conta na seleção dos candidatos, assim como diversidade territorial, de âmbito de atuação, raça e gênero.

Pelo fato do programa Ibercultura não oferecer diárias nem qualquer outra forma de auxílio financeiro e todas as demais despesas de viagem serem de responsabilidade do candidato, faz-se aqui o pedido, a quem possa e se interesse, a doação ou ajuda com os recursos de hospedagem, alimentação e transporte para participação, do artista, neste congresso uma vez que é de grande importância, também para a cidade, esta representação neste congresso. Que se interessar em ajudar ou para qualquer informação pode ligar nos fones 31 3821 3513 ou 31 8662 4207.

Link do evento: http://www.cvcelsalvador.cc/

http://www.plox.com.br/acontece/artista-ipatinguense-participa-de-congresso-em-el-salvador#sthash.AOxetWeC.dpuf

HEADER 1018px X 460pxVerzeih mir_Nilmar Lage (9)