Clarões no cotidiano1
CLARÕES NO COTIDIANO é uma ação urbana financiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Ipatinga – 2014, que se realizará nos dia 17 e 18 de dezembro, entre às 18h e 22h, na ciclovia da Av. Alberto Giovannini, no bairro Bethânia.

A referida ação urbana emerge como crítica e como metáfora à intensa gestão de comportamentos que os detentores do poder impõem ao homem no espaço público da cidade, desestabilizando as suas possibilidades de manifestação da “ação espontânea” e/ou da “reação inusitada”.

Empreendendo uma contestação às práticas urbanísticas hegemônicas gestoras de comportamentos, a ação urbana CLARÕES NO COTIDIANO intenciona desafiar as forças construtoras dos desejos, atenuadoras das tensões e produtoras de consensos inerentes ao espaço urbano.

Trata-se de uma iluminação incidida em um ponto da ciclovia, onde além de focar os transeuntes e ciclistas durante seu deslocamento, irá simultaneamente focar uma inscrição feita no chão: DESLIGUE SE QUISER. O gesto simbólico, implicado por esta inscrição, faz apologia ao poder de emancipação implícito em cada praticante urbano, um conta-poder que todos nós possuímos, capaz de quebrar o vínculo institucionalizado que legitima e normatiza nossas condutas.

A ação urbana CLARÕES NO COTIDIANO incita, aos habitantes de Ipatinga, a invenção de outros modos de produzir cidade.