CORPO MERAMENTE ILUSTRATIVO?

Em um anúncio com imagens sempre vem escrito: “foto ou imagem meramente ilustrativa”. Uai, mas foto ou imagem não é ilustrativa?

Resolvi questionar essa frase enquanto um corpo: “corpo meramente ilustrativo”, o que poderia ser esse corpo?

1º – Um corpo que se livra da sua forma original, se reconstruindo para satisfazer suas vontades narcisistas a procura da perfeição? Um exemplo: A plástica.

2º – Um corpo que sempre está vendendo uma imagem? Pois o tempo todo estamos vendendo nossa imagem para que as outras pessoas nos vejam e gravem na memória de uma maneira simpática, agradável e duradoura.

3º – Um corpo que adota o estilo de uma celebridade? Muitas vezes empurrada goela abaixo pelos nossos meios de comunicação em massa.

4º – Um corpo que divulga um produto, mas na hora da entrega fornece outro? (Prefiro ficar nas entre linhas e não citar exemplos…rsrsrs).

Como somos complicados, nós se insentamos de entregar o resultado idêntico de como realmente somos. Será insegurança? As pessoas têm desejo de ser aceitas no seu meio social. Por causa dessa insegurança, por esse desejo de aceitação, em pertencerem a um grupo, em ser “popular”, as pessoas acabam vivendo em função do consumo, da moda, dos padrões de beleza para si própria e para os outros, de comportar-se mediante uma convenção do grupo ao qual pertencem ou desejam ingressar.

Porque não arriscarmos ser como somos? Um humano, ser humano, pessoa ou homem que é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens que têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas ao invés de ficarmos acorrentados em viver das imagens dos outros. Deixamos de ser a imagem do Lula, Michael Jackson, Xuxa, moda Malhação da Tv Globo, Deborah Colker, etc. Deixamos de sermos corpos meramente ilustrativos.

Esse texto é meramente opinativo, não constitui jurisprudência nem pode ser base para arguir quem o escreveu…rsrsrs

Referências: http://pt.wikipedia.org/

Carlos Passos