Representantes de Ipatinga participam da 7ª Edição do evento, em Itabirito

A partir de sexta-feira (22) e até o próximo domingo (24), a cidade de Itabirito (MG), na região do Quadrilátero Ferrífero Mineiro, vai sediar o 7º Fórum Mineiro dos Pontos de Cultura, que vai contar com a participação de representantes de dois pontos registrados em Ipatinga, o Hibridus Dança (Wenderson Godoi) e a Filó Incubadora Cultural (Carlos Passos).

Promovido pelo Ponto Adolescer com Arte e Cultura, de Itabirito, o evento é organizado pela Comissão Estadual dos Pontos de Cultura com recursos oriundos de patrocínio concedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura.

Os pontos democratizam, difundem e popularizam a arte

Construído de forma autônoma e colaborativa pela Rede de Pontos Mineiros, o Fórum pretende abordar temas como a regulamentação da Política Nacional de Cultura Viva, o processo de autodeclaração, reconhecimento e a situação da Rede Estadual de Pontos de Cultura.

O evento terá participação de diversos pontos de cultura do estado, que buscam contribuir para o desenvolvimento da rede.

“Para nós, é muito importante participar dessas discussões e deliberações em rede, em um espaço destinado à troca de experiências e ao aprimoramento das ações dos Pontos de Cultura do estado”, avalia Carlos Passos.

Pontos de Cultura em Ipatinga
Espaço Hibridus – Avenida 28 de Abril, 621, sala 402 – Centro, Ipatinga – Certificado pelo Ministério da Cultura (MinC), através da plataforma da Rede Cultura Viva.

O ponto de cultura leva o ensino da arte a vários públicos

O Espaço Hibridus busca produzir, compartilhar e difundir experiências em dança e arte contemporânea, gerando diálogo com outros segmentos artísticos e criando ambientes de troca que possibilitem a ampliação da visão e espírito crítico da comunidade, valorizando a cultura local.

Desenvolve ações de cunho artístico-cultural e social em cultura e saúde, cultura, educação e direitos humanos, livro, leitura e literatura (Acervo Hibridus). Reconhecido pelo legislativo municipal como instituição de Utilidade Pública em Ipatinga.

Filó Incubadora Cultural – Rua Rodolfo Bernardeli, 294, bairro Ideal, Ipatinga – Foi certificada pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Governo Federal, em parceria com a Associação Loucos Por Você.

A Filó abriga dois grupos: Coletivo Aberto e Flux Cia. de Dança, ofertando oficinas culturais, montagem e circulação de espetáculos, ocupações, direção artística e consultoria de projetos para grupos, coletivos, movimentos sociais, artistas e agentes.

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0065912-farum-mineiro-dos-pontos-de-cultura