O Conselho Municipal de Cultura vai realizar através da Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, nas próximas semanas, Fóruns Setoriais.

Os fóruns são abertos ao público e têm como objetivo indicar conselheiros titulares e seus respectivos suplentes para fazerem parte do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) da cidade. Eles também são o instrumento para compor o diagnóstico da situação atual da cidade na área e uma oportunidade para iniciar os planos setoriais de cada segmento.

Existem diversos segmentos da cultura, dentre eles os de Música, Dança, Teatro/Circo, Literatura, Produtores Culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento.

Também há os representantes das artes visuais e audiovisuais (artes plásticas, artesanato, artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo, rádio e mídias virtuais), além de entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes/Grupos Mantenedores de festas tradicionais, de ruas e folclóricas.

Foi elaborada uma agenda de fóruns setoriais para várias linguagens, até dezembro. Cada encontro terá a presença de um representante do segmento específico, visando estabelecer diálogos e fortalecer os movimentos culturais da cidade.

Agenda

A abertura acontece na próxima segunda-feira (23), com o Fórum Setorial de Música, que será na Escola de Música TOM, situada à rua Novo Hamburgo, no bairro Veneza, a partir das 18h.

No dia 28 de outubro, sábado, será a vez do Fórum da Literatura, às 8h, na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro.

Já na semana seguinte, 4 de novembro, ocorre o Fórum de Teatro/Circo, a partir das 8h, no Teatro do 7 de Outubro, no Veneza I. No dia 11, novamente um sábado, acontece o fórum de Dança a partir das 8h, também na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro.

Para o final de semana seguinte, dia 18 de novembro, a partir das 8h, está programado o Fórum de Produtores Culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento, na Estação Memória “Zeza Souto”, Centro.

Por fim, no dia 25 de novembro, ocorre o Fórum das Artes Visuais e Audiovisuais, às 8h, na Casa do Artesão, Centro (próximo à ponte da avenida Macapá), e o Fórum de entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes/Grupos Mantenedores de festas tradicionais, de ruas e folclóricas, dia 2 de dezembro, no auditório do 7°andar da Prefeitura, também às 8h.

http://www.ipatinga.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/programados-em-ipatinga-os–foruns-setoriais-de-cultura/73921