Inspirado em tradição Africana onde é usado por homens e mulheres, o turbante no Brasil é utilizado também como elemento de moda, cultura e religião. Em tradição Ocidental ele tem função também religiosa e é utilizado somente pelos homens. Onde ele surgiu até hoje não se sabe, mas é influente nos dias de hoje, as inúmeras formas de amarrá-lo representam uma espécie de linguagem popular, imprimindo identidade e atitude.  Daí vem o desejo da ‘Rococó – oficina de turbantes’ realizada pelo encontro das artistas e artesãs Camile Gracian e Lorrayne Sancar, que desde 2008 vem desenvolvendo um trabalho de confecções artesanais em utilidades geral, acessórios para cabelo e realizando pesquisas a cerca do turbante. O Madame Chita Ateliê possui uma página na internet e já participou de eventos importantes no Vale do Aço como Encrespa Geral e Mercado Cult, dando dicas e expondo seus produtos.
 
A oficina ‘Rococó’ acontece dia 09 de agosto às 14h no Acervo Hibridus (Avenida Vinte e Oito de Abril, 621, sala 402 Centro/Ipatinga).  A oficina é aberta ao público e gratuita, com vagas limitadas.
 
As inscrições serão feitas através do e-mail: madamechitaatelie@yahoo.com.br ou pelo fone (31) 8563 1569.  
Nesta oficina, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história e o uso desse acessório. O Madame Chita Ateliê pretende com esse encontro ensinar alguns tipos de amarrações práticas e rápidas, e também dar dicas de como utilizá-lo em qualquer ocasião. 
 
Para a realização deste encontro contamos com parceiros fundamentais com a Elementar Desing, Senhorita Lilith Bazar, HairLess Stylles , Espaço Katia Carvalho e Hibridus Dança.
 
Serviço
Oficina de Turbante
Dia 9 de agosto, sábado
Hora: 14h
Local: Acervo Hibridus 
 
http://www.jvaonline.com.br/ler_noticia.php?id=110351