IPATINGA – No sábado (21), às 17h, o espaço Acervo Hibridus, no Centro, vai sediar o lançamento do livro “Ofícios – Narrativas e reflexões sobre o trabalho artesanal de Ipatinga”, organizado pela designer Janaína Chavier, que reúne um conjunto de pequenos ensaios que propõem olhar para o espaço do “outro”, colocando em relevo seus ofícios e práticas cotidianas capazes de reinventar a lógica de uma cidade “oficial”.

“Quando caminhamos pelas ruas de Ipatinga, por seus bairros residenciais e comerciais, quando aproximamos o olhar das práticas de vida urbana pública cotidiana, encontramos pessoas que, com os seus ofícios, conseguem traçar desvios em relação à ordem planejada da cidade. Essas pessoas resistem à velocidade, assepsia e homogeneização, nos mostrando espaços inventados, outros territórios em meio a essa cidade ‘oficial’ que nos é apresentada no primeiro momento”, resume a autora.

O livro foi publicado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e contém textos de Adriano Mattos, Contardo Calligaris, Fabiana Schimitz, Janaina Chavier, Leila Cunha, Lorena Costa, Renata Marquez, Sávio Tarso e SESI. A equipe de produção contou, ainda, com as participações de Cauan Bittencourt Lana (fotos); Leila Cunha (produção executiva); Marcelo Terça Nada (consultoria editorial); Sinésio Bina (revisão); André Alves (tradução); Cícero Menezes (design gráfico); Aguinaldo Barroso (contabilidade); e participações “pra lá” de especiais de Dona Adelina; Francis; Sr. João; Bigode; Expedito; Sr. Joaquim e Sr. Serafim.
Todos que comparecerem ao lançamento receberão um exemplar do livro. O Espaço Hibridus tem patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e fica na Avenida Vinte e Oito de Abril, 621, sala 402 – 4º andar – Centro de Ipatinga.

Janaína Chavier
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Janaína tem graduação em Design pela UFMG e graduação em Arquitetura e Urbanismo, pelo Unileste. Bolsista pelo CNPQ, membro do grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPGAU-UFBA) e integrante da equipe de produção da Revista Redobra (PPGAU-UFBA), onde atua na interface entre arte contemporânea, design, cidade e cultura.
Integra a equipe de pesquisadores da curadoria educativa da 3º Bienal da Bahia/2014 e a equipe de curadores da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea. De 2007 a 2010 integrou o Hibridus (Ipatinga), grupo de dança contemporânea que discute a relação entre o corpo e a cidade, tendo criado várias performances através dos prêmios Funarte Klauss Vianna.

Também compôs a equipe de organização do Enartci, encontro de dança contemporânea realizada anualmente em Ipatinga. Foi pesquisadora bolsista pelo Usicultura (2008) compondo, com outros quatro artistas, o 1º Fórum de Arte Contemporânea (Ipatinga), participando de exposição na galeria do Centro Cultural Usiminas.

SERVIÇO:
Lançamento de livro
“Ofícios – Narrativas e reflexões sobre o trabalho artesanal de Ipatinga”
Acervo Hibridus – Espaço Hibridus
Avenida Vinte e Oito de Abril, 621, sala 402 – 4º andar
Centro – Ipatinga
Sábado – 21 de dezembro – 17h – Entrada franca

http://diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=77341