Artistas do Vale do Aço vão se aprimorar com cursos na Europa

Dois artistas do Vale do Aço foram contemplados no Edital de Intercâmbio Artístico do Ministério da Cultura em 2015. Luzia di Resende e Wenderson Godoi, integrantes dos grupos de Teatro Perna de Palco e Hibridus Dança, respectivamente, vão viajar para a Europa durante três meses, participando de iniciativas que visam o seu aprimoramento artístico.

Co-fundador do Hibridus, o artista da dança Wenderson Godoi é curador e diretor artístico do ENARTCI – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga e atual presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Ipatinga.

Ele fará seu intercâmbio artístico no Centro em Movimento (CEM) de Lisboa, em Portugal, sob a orientação da curadora e diretora artística Sofia Neuparth, com um olhar histórico no Festival Pedras D’Agua (que acontece nas ruas de Lisboa).

Luzia di Resende é diretora da Associação Cultural Perna de Palco, que mantém um espaço de pesquisa, aulas e reflexões artísticas, a Casa do Teatro. Ela fará um experimento artístico em Dresden, na Alemanha, uma residência acompanhamento, montagem e processo criativo e avaliativo.

O “Talk To Me” reúne artistas, pesquisadores e performers de países como Estônia, Holanda, Suécia, Inglaterra, Uruguai e Brasil, sob orientação do pesquisador, coreógrafo e performer mineiro Wagner Moreira (Programa Linie 08 Special). Ao retornarem ao Brasil, os dois artistas realizarão oficinas gratuitas para multiplicar o aprendizado adquirido no intercâmbio.

http://diariodoaco.com.br/noticia/98501-4/cultura/leva-e-traz-cultural

I105905