O grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, lançou uma convocatória para ocupação do Espaço Hibridus, destinada a artistas da região ou não, que tenham interesse na realização de projetos artísticos culturais e/ou sociais e que não possuam um espaço adequado para o mesmo.
Os interessados devem preencher a ficha da convocatória e encaminhar para o e-mail hibridus@hibridus.com.br, devidamente preenchida, até do dia 30 de abril, enviando:

1- Quem é você? (artistas, coletivos, grupos de estudos, criativos, gestores e/ou produtores culturais)

2- Oque pretende realizar?

3- Como pretende realizar?

4- Quando pretende realizar? (Entre o período de 03 de junho a 29 de novembro de 2019).

5- Por quê?

Através desta ação, o grupo trabalha a aproximação com a comunidade, além de oportunizar aos artistas e grupos, sejam da região do Vale do Aço ou não, infraestrutura para o desenvolvimento de suas ideias e projetos.

O Hibridus tem um salão de 150m2 com piso de madeira

Serão selecionadas seis propostas de ocupação e todas terão um momento de compartilhamento com a comunidade. O resultado da convocatória será divulgado até o dia 20 de maio, nas redes sociais do grupo e via e-mail para os selecionados.

O Grupo Hibridus Dança nasceu em 2002, para produzir, compartilhar e difundir experiências em dança e arte contemporânea, gerando diálogo com outros segmentos artísticos e criando ambientes de troca que possibilitem a ampliação da visão e espírito crítico da comunidade, valorizando a cultura local.

É reconhecido como instituição de Utilidade Pública municipal e certificado como Ponto de Cultura através da plataforma da Rede Cultura Viva. Várias atividades acontecem no Espaço Hibridus, por meio das redes tecidas coletivamente com diversas parcerias institucionais e o patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura).

A Ocupação Hibridus é um programa para inspirar, conectar e transformar a energia criativa do movimento, um espaço de compartilhamento, vivência, e intercâmbio de experiências e saberes.

É uma plataforma de incentivo e fomento aos processos criativos em diferentes áreas da criação, produção e gestão nos âmbitos cultural e de inovação, um polo agregador entre os diferentes tipos de comunidades que formam a cena criativa de Ipatinga.

A cessão de espaço vai acontecer de 3 de junho a 29 de novembro de 2019. São seis vagas (ao menos uma ocupação por mês) para artistas, coletivos, grupos de estudos, criativos, gestores e/ou produtores culturais que possuam as suas criações direcionadas para os campos artístico-culturais, tais como dança; arte urbana; design; inovação social; cinema e audiovisual; artes visuais; pesquisa histórica; cultura e raça; cultura e gênero; comunicação e mídia livre; intercâmbio e residências artístico-culturais; cultura e educação; cultura e saúde; conhecimentos tradicionais; cultura digital; cultura e direitos humanos; economia criativa e solidária; livro, leitura e literatura; memória e patrimônio cultural; cultura e meio ambiente; cultura e juventude; cultura, infância e adolescência; cultura LGBT; cultura circense; A Ocupação Hibridus não dispõe de apoio financeiro para a execução de sua proposta. O programa contempla um espaço para a execução dos projetos selecionados, além da interação entre os ocupantes e a equipe do Hibridus.

_Contrapartidas do Espaço Hibridus Ponto de Cultura

Os indivíduos ou coletivos terão à disposição pelo período acordado o Espaço Hibridus Ponto de Cultura (sala com chão de madeira de 150m2), com arquibancadas para 45 pessoas, mesa de som com 05 canais, 02 caixas de som ATV, JBL, alto falante de 12, drive de titanium, 02 banheiros, assessoria de imprensa, além do espaço individual, os participantes poderão utilizar outros espaços do prédio, de maneira previamente combinada e aprovada pela equipe do Hibridus. A Ocupação Hibridus promoverá um encontro inicial para apresentação entre os participantes e a equipe do Hibridus.

_Contrapartidas dos participantes

Os indivíduos ou coletivos selecionados se comprometem a disponibilizar, eventualmente, parte do seu tempo no Espaço Hibridus para produção de conteúdo para redes sociais e plataformas online do Hibridus, sempre acordado entre os mesmos e a equipe de comunicação do Grupo. Os indivíduos ou coletivos selecionados se comprometem a respeitar os termos de uso do Espaço e a participar do encontro inicial para apresentação dos participantes e da equipe do Hibridus, bem como a autorização de uso de imagem em todo e qualquer veículo de comunicação destinada à divulgação ao público em geral/ e ou apenas para uso interno da instituição. Os indivíduos se comprometem a passar, pelo menos, dois dias por semana ocupando o Espaço que lhes foi designado. Ao final do período, acontecerá um encontro público do projeto desenvolvido, organizado pelo Hibridus.

Mais informações pelo telefone (31) 98551-3323. O Espaço Hibridus funciona na Avenida 28 de Abril, 621 – Sala 402 4º andar, JG Shopping Center, no Centro de Ipatinga.

foto: Nilmar Lage

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0066804-ocupaaao-no-espaao-hibridus