O PAPEL DRAMATÚRGICO DO PERFORMER: DAS AÇÕES FÍSICAS A MONTAGEM DO ATOR

A oficina propõe por meio das ações físicas, desenvolver uma prática, na qual, a corporeidade do ator-performer, seja o desencadeador e produtor de material cênico original, visando um descentramento do fazer teatral textocêntrico, ao partir em primeira instância de enunciações corpóreas para o desenvolvimento de um trabalho autônomo do intérprete.
Aqui, antes do falar verbalmente, é preciso que o ator fale por meio dos gestos, das ações, do corpo. O intérprete terá que transmitir antes de tudo a sua mensagem por meio das palavras que o movimento corporal emprega: o corpo fala e é vivo.
Esse modo de atuação se concretiza em procedimentos diferentes dos convencionalmente utilizados, partindo – se da referência do corpo, rumo à descoberta de caminhos que tornem o intérprete autônomo em sua criação e investigação.
Na então oficina, o atuante, será compreendida como um sujeito criador, que partido a priori de sua própria fisicalidade para, posteriormente, ampliar a construção da cena para outras esferas que até então não lhe diziam respeito, passa a pensar a cena de dentro de seus elementos espetaculares constitutivos, criando e consolidando os processos de seu trabalho.

Marrione Warley é ator, encenador e pesquisador, graduado em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação Teatral e Direção teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Fez parte do núcleo de pesquisa A arte do Ator entre oriente e Ocidente, Midiactors – Pesquisa em Elementos Midiáticos da Cena e do Grupo Perna de Palco (grupo de pesquisa da cultura brasileira e de mobilização cultural), colaborando nas suas mais variadas produções artísticas.

Serviço:
Número de Vagas: mínimo 10 l máximo 15
Realização: 30 de março a 01 de abril de 2018
Horário: Das 18h ás 22h00
Local: Espaço Hibridus
Oficineiro: Marrione Warley
Investimento: R$ 100
+ informações e inscrição pelo site: http://www.brasartonline.com.br

Público alvo: Interessados na arte do ator contemporâneo e do corpo.
Material do Participante: Roupas neutras e confortáveis, de preferência sem estampas e deixando o mínimo de partes do corpo à mostra. Também é necessário que cada participante leve sua garrafa de água.