Projeto educativo dos Cordéis dos Cafundós invade a escola

No próximo dia 28 de outubro, sábado, o projeto educativo dos Cordéis dos Cafundós, após meses de trabalho com professores e alunos da escola pública municipal Said Albeny, de Coronel Fabriciano, apresentarão resultado desta jornada de trabalho. O projeto realizado pelo Parangolé Arte Mobilização com o patrocínio da Univale em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Coronel Fabriciano junto à Escola Municipal Said Albeny, inicia seu encerramento e compartilhamento de atividades às 8h20 no pátio da escola, que fica na Rua Sete, nº 35, Bairro Santo Antônio, Coronel Fabriciano, com uma exposição de cordéis, desenhos e xilogravuras, criados pelos alunos dentro das oficinas em que estes participaram. Em seguida, à 9h acontece uma apresentação dos alunos declamando seus cordéis seguido da apresentação do espetáculo cênico musical ‘Cordéis do Cafundó, do grupo de teatro Parangolé de Belo Horizonte.

O Projeto
O projeto aconteceu na escola Said Albeny, durante todo este primeiro semestre de 2017 onde aconteceram oficinas de cordéis e xilogravuras com os professores que, em seguida replicaram estes ensinamentos, com seus alunos nas salas de aula. Nesse processo puderam contar com o valoroso apoio da coordenadora pedagógica do projeto, Sirla Alves, que os instigava constantemente e no final dessa pequena jornada foram produzidos livretos com os cordéis e desenhos criados por esses estudantes.
Cascão, cordelista e idealizador do projeto diz que a dedicação dos professores e o envolvimento dos alunos foram ingredientes fundamentais para o sucesso de todo o processo: “É difícil tentar ensinar algo quando as pessoas não querem aprender, mas aqui na região foi diferente. Era gratificante chegar às escolas e ver que durante todos esses meses elas respiraram a cultura dos cordéis, seja na decoração dos corredores, seja na participação em cada uma das etapas do projeto”.

Antes de Coronel Fabriciano o projeto aconteceu também nas cidades de Naque, Peçanha, Belo Oriente e Governador Valadares.
Sobre o espetáculo Cordéis dos Cafundó

CORDEIS DOS CAFUNDÓ é um espetáculo que nasce da mente criativa de Cascão, cordelista, teatrólogo e mobilizador social. Seu viés principal é o de conseguir iluminar uma manifestação cultural intimamente ligada à oralidade, ainda muito viva, em um espetáculo que tem como base a história da literatura de cordel e da poesia matuta. O monólogo tem declamações de vários autores populares e algumas de sua autoria. Nos entreatos, a incorporação de manifestações artísticas, como a dança da nêga maluca, mamulengos, projeções audiovisuais numa cenografia telúrica que nos remete ao universo das feiras, das quermesses, dos engenhos. Tudo ao som do Trio dos Cafundó que acompanha o trovador em sua saga pelos recantos da alma sertaneja.

Cascão

Palhaço, ator, diretor, dramaturgo e há mais de 30 anos pesquisa e milita com o teatro e a cultura popular. Atualmente coordena o Parangolé Arte Mobilização, grupo belorizontino que desenvolve uma estética da arte pela cidadania.

Serviço
• Dia 28 de Outubro, Sábado.
Local: Escola Municipal Said Albeny – Rua Sete, 35, Bairro Santo Antônio, Coronel Fabriciano.

• 8h20 – Abertura da exposição dos cordéis, desenhos e xilogravuras
• 9h – Apresentações das crianças da Escola
• 9h50 – Espetáculo Cordéis do Cafundó.

Toda a programação é gratuita e aberta a toda comunidade do Vale do Aço

Contatos:

Cascão: (31) 97560-0035 – Ator
Alessandra Brito: (31) 99226-4688
Luciano: (31) 98662-4207 – Assistência de comunicação
Sirla Alves: (31) 99812-0966
Maria Luiza: (31) 988764842 – Diretora da Escola