IPATINGA – Idealizado pelo Grupo Hibridus Dança, Lúdica Ateliê – Tecidos Para Ler e Brincar – e La Noce Ilustrações e Design, visando a junção da arte da palavra às artes visuais e ao corpo, o Projeto Palavra em Movimento promove sua primeira iniciativa em Ipatinga, apresentando a Trupe Maria Farinha, de Belo Horizonte, com aula, show, espetáculo para crianças, oficina e lançamento do livro ‘Histórias que o tempo não levou…’, de Sandra Bittencourt. A trupe Maria Farinha é formada pela dupla Sandra Bittencourt e Babu Xavier. Fundado em 2008, a Trupe Maria Farinha, mais do que contar histórias, desenvolve um projeto que reúne teatro, poesia, cantigas, canções, acalantos, sons, brinquedos, bordados, arte de dobrar e virar e literatura num mesmo espaço.

Durante a aula-show que será realizada na sexta-feira (1), às 19h30, no Espaço Hibridus, Sandra e Babu refletem sobre a palavra na Arte de Contar e Ler Histórias, utilizando atividades lúdicas, sensibilidade e emoção. O fio condutor é a reflexão sobre o despertar para a leitura. Também será feito o lançamento do livro e CD ‘Histórias que o tempo não levou…’.

O espetáculo ‘Baú de Histórias que o Tempo não Levou…’ será apresentado no sábado (2), às 10h, no Espaço Hibridus. Entre canções e histórias recolhidas pela tradição oral, o espetáculo integra um repertório que mistura linguagens da cantoria popular, das máscaras expressivas e da palavra em movimento. Após o espetáculo, será feito o lançamento do livro e CD ‘Histórias que o tempo não levou…’.

No sábado (2), das 15 às 18h, e no domingo (3), das 9 às 12h, no Lúdica Ateliê (Rua Prata, 21 A – Bairro Iguaçu), vai acontecer a oficina de Ledores e Contadores de Histórias, que visa refletir sobre a leitura e narrações no seu sentido amplo, exercitando o ato de ler/narrar textos e imagens em diferentes suportes, formatos e gêneros, ressaltar a importância da experiência estética do leitor/contador quando aciona seu acervo pessoal, além de apresentar e discutir diferentes práticas leitoras e seus desdobramentos.

SERVIÇO:

Palavra em Movimento e Trupe Maria Farinha no Espaço Hibridus
Avenida 28 de Abril, 621 – Sala 402 – Centro – Ipatinga
Sexta-feira (1) – 19h30
Aula-show e lançamento do livro e CD ‘Histórias que o tempo não levou…’ Sábado (2) – 10h
Espetáculo ‘Baú de Histórias’ e lançamento do livro e CD ‘Histórias que o tempo não levou…’
Sábado (2) de 15 às 18h e Domingo (3) de 9 às 12h
Oficina de Ledores e Contadores de Histórias
Lúdica Ateliê – Rua Prata, 21 A – Bairro Iguaçu – Ipatinga
Informações, venda de ingressos e inscrições para a oficina (até sexta-feira) pelo telefone (31) 3821-3513, das 13 às 18h.
Toda a programação tem classificação livre.

http://www.diariodoaco.com.br/noticia/83494-4/cultura/trupe-maria-farinha-em-ipatinga