Samuel Alvís - Homem Cis
Teresina PI
Danças que temos feito
Duração: 35 min
Classificação: 16 anos
Lotação: 62 lugares
Sabbath da Brixa é uma celebração ritualística em que a dança acontece como feitiçaria, encantamento e brixaria. É uma dança para celebrar as bixas, as bruxas, a vida. É uma dança para se conectar com o sagrado do próprio corpo. Corpo que é canal e expressão das coisas que o atravessam no mundo.
Criação: Samuel Alvís
Dramaturgia: Ireno Júnior
Produção: Danças Que Temos Feito
Colaboração: Ryck Costa e Silmara Silva
Logo após a apresentação teremos a Palestra: LGBT, LGBTI e LGBTQIAP: Entre usos e desusos da sopa de letrinhas (Ver palestras)
Ireno Júnior - Homem Cis
Teresina PI
Danças que temos feito
Duração: 40 min
Classificação: 14 anos
Lotação: 204 lugares
Valentar propõe pensar o corpo que dança através das negociações contextuais que afetam e sobretudo os assombros do hoje. Corpos bixas piauienses em cena que cortam e abrem os caminhos para se afirmar enquanto dança. É uma espécie de corpo que luta reivindicando o direito da sua própria existência para pensar a valentia como uma necessidade. É uma dança que aposta na potência do corpo como forma de agitar o mundo em nós.
Criação e dançado por Ireno Júnior e Samuel Alvís / Danças que temos feito
Trilha sonora: Samuel Alvís
Produção artística: Danças que temos feito
Obs. Ingresso único para os dois espetáculos. Experimento 1: Masculino? e Dança: Valentar
Cris Diniz - Não Binárie
Belo Horizonte MG
Duração: 40 min
Classificação: 14 anos
Lotação: 204 lugares
“Experimento 1: Masculino?” é construído em três caminhos que se misturam, a relação com o que é ser masculino, com a família e com a toxidade da formação masculina no Brasil. Esse último surge das relações e obrigações construídas para quem ainda não fez sua revolução. Quando será a revolução masculina contra o patriarcado? O trabalho é uma co-criação do Grupo dos Dois com a Sala de Giz, um espaço de pesquisa teatral em Juiz de Fora.
Direção: Cris Diniz e Sala de Giz (Bruno Quiossa e Felipe Moratori)
Dramaturgia e atuação: Cris Diniz
Trilha: Fabrício Lins
Cenário: Fabrício Lins e Cris Diniz
Figurino: Tati Castru
Iluminação: Cris Diniz
Filmagem e edição: Ronaldo Janotti
Produção executiva: Bruna Bof
Arte gráfica e identidade visual: João Celos
Operação de som, luz e projeção: Tomaz Mota
Obs. Ingresso único para os dois espetáculos. Experimento 1: Masculino? e Dança: Valentar
Nilo Ybyraporã - Homem Trans
Belo Horizonte MG
Duração: 30 minutos
Classificação: 10 anos
Lotação: 100 lugares
Fala sobre o processo de marginalização dos corpos transmasculinos negros através do teatro poetico-marginal. Apontando o corpo como o principal alvo de um estudo, a peça explora o processo de transformação interno junto ao processo de transformação de leitura social dos corpos transmasculinos negros.
Texto e direção: Pieta Poeta (Nilo Y.)
Atuação: Nilo Ybyraporã, Jazz Orimauá, Emy Roots
Logo após teremos a Palestra: Do cú a vulva: rompendo o falo (Ver Palestras)
Didi Peres - Homem Cis
Ipatinga MG
Grupo Farroupilha
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Lotação: 60 lugares
Em sua performance, o artista DIDI PERES, um cidadão gay, faz um resgate sentimental de figuras relevantes do movimento LGBT+, partindo de STONEWALL até os dias atuais. Pontuando avanços e retrocessos dos direitos civis conquistados pela e para comunidade.
Pesquisa, roteiro, direção, Idealização e performance: Didi Peres
Logo após teremos Bixaria Literária - Sarau Resistência: Sarau Tesão Fancheclético (Ver Bixaria Literária)
Bruny Murucci - Homem Cis
Teófilo Otoni
Instituto In-Cena
Duração: 50 min
Classificação: 16 anos
Lotação: 204 lugares
LGBTudo e o Instituto In-Cena LGBTudo nasceu em novembro de 2017 dentro do Instituto Cultural In-Cena, com a proposta de fortalecer o movimento LGBT+ nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Durante estes quatro anos o projeto desenvolveu diversas ações como: Bar das Tretas (2017), 2ª Edição do Cine Pojichá | Diversidade (2018), Festa LGBTudo (2019), Bloco de Carnaval de Rua “Minha Língua na Sua” (2020), Costurando Tretas On-Line (2020), Nomeação do 1º Coordenador da Diversidade de Teófilo Otoni (2021), Edições da Roda de Conversa "Escutas para o além do Armário" (2021/2022), Parceria na Gaymada Téo (2022) e realização da 1ª edição do Ato Teó pela Diversidade (2022).
ELENCO: Allysson Wander – Shawellen Bruny Murucci – Michelly Blogayrinha Humberto Keven – Jheje Marroquina Renan Martins – Hannah Hunter Saulo Lauar – Latoya de Bouquet Wan Douglas Gonçalves – Wanda Chave de Fenda
Direção - André Luiz Dias
Registros - Florisvaldo Junior
Contrarregragem - Daniel Silva
Produção - Amanda Chaves
Logo após a apresentação teremos Simpósio: Tem como meta promover o diálogo e a reflexão cultural sobre o cenário LGBT+ nas artes no Brasil, por meio do encontro de artistas, pesquisadores, ativistas e público. O debate será mediado pelos curadores da Acuenda Luciano Botelho e Wenderson Godoi.
Pablo Cardoso - Homem Cis
Coronel Fabriciano MG
Duração: 60 min
Classificação: Livre
Um espetáculo musical com músicas do grande Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza. Nesse novo show/espetáculo, Pablo apresenta seu lado mais íntimo. Fã e de contemporaneidade com o Ídolo, apesar do distanciamento regional, existe entre os dois várias semelhanças temporais que a sociedade brasileira vivia e vive, de muito preconceito e descaso com a realidade de gênero vivida por qualquer LGBT+.
Voz e performance: Pablo Cardoso
Baixo: Gui Lopes
Voz e Guitarra: Rick Kings
Teclados e voz: Marcony Carvalho
Bateria: Everton Bragança
Direção musical: Gui Lopes
Fernanda Coelho - Mulher Cis
Ipatinga MG
Coletivo BIL
Duração: 1h20
Classificação: Livre
Roda de conversa/palestra sobre o acrônimo LGBT+ e suas variáveis na perspectiva da busca por políticas públicas, garantia de direitos e contra opressões, por três militantes de distintas gerações do Coletivo BIL: Fernanda Coelho, bissexual cis de Ipatinga, Geovanna Xavier, travesti lésbica de Goiânia e Luna Oliveira bissexual trans de BH.
Diane Dias - Mulher Cis
Ipatinga MG
GT - Gênero e Diversidade
Duração: 1h
Classificação: 16 anos
Como a sociedade enxerga nossos corpos? Como os corpos LGBT+ são recebides nos ambientes em que transitamos? Como esses corpos são representades na arte? Como a publicidade enxerga e reproduz em sua mídia essas pessoas?
Palestrantes: Camila Mendonça - Psicanalista; Onair Zorzal - Psicólogo; Diane Dias - Jornalista; Matheus Sampaio - Biólogo.
Adilson Mariano - Homem Cis
Ipatinga MG
Duração: 1H
Classificação: Livre
Lotação: 60 lugares
O objetivo da palestra é discutir alguns personagens do universo LGBT+ da literatura aos veículos de massa. Em determinado momento o público poderá participar com as suas memórias de personagens.
Consultoria literária – Helena Leitão
Consultoria HQ – Arthur Leitão
Consultoria psicologia – Priscila Barreto Consultoria pedagógica – Eunice Profeta e Edvânia Oliveira
Apoio operacional – Michel Petzold e Wendel Guimarães
Tem como meta promover o diálogo e a reflexão cultural sobre o cenário LGBT+ nas artes no Brasil, por meio do encontro de artistas, pesqui sadores, ativistas e público. O debate será mediado pelos curadores da Acuenda Luciano Botelho e Wenderson Godoi.
D’Grego - Não Binárie
Ipatinga MG
Básico Coletivo do Vale do Aço
Duração: 1h
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
O Sarau Sexta Básica nasceu em 2019 na Praça do Fórum em Timóteo no intuito de agregar mais arte aos moradores e visitantes da macro região do Vale do Aço. Na 32ª Edição as propostas de atrações são:
- DJ Diiah Fox - Pocket shows: Erick Olegário - Tripack - Artista convidada: Madu Machado - Poeta Convidade: Caju - Palco aberto - Feira Básica - Batalha Básica - Performance: Gatilho Versado + Duas atrações surpresas
Produção Artística: Kadosh Miranda
Curadoria: Amanda Miranda e D'grego Produção
Técnica: Kadosh Miranda
Som: Lucas Damasceno (Metamorfo)
Dévora MC - Não Binárie
Belo Horizonte MG
Fanchecléticas
Duração: 1h30
Classificação: 18 anos
Apresentado pelas Fanchecléticas de forma performativa e provocativa, no intuito de causar envolvimento entre artistas, público e poesias. As obras serão apresentadas com outros elementos cênicos, como música, teatro, audiovisual e tem relação com o tema “tesão”, sendo este compreendido de maneira livre, com foco na sexualidade, sensualidade e no erótico dessas vivências. Queremos falar do que nos afeta, de nossos afetos e desafetos, de como entendemos nosso corpo no mundo, atravessando e sendo atravessado, seguido de uma Conversa entre Artistas e Público.
Realização: Fanchecléticas Dévora MC, Éle Fernandes, Leticia Angelo, Letícia Bezamat, Mel Jhorge, Nádia Fonseca, Paula Libério.
11 à 25 de agosto
Entrada Gratuita
10 às 22h de segunda à sábado
12 às 18h domingo
Trazemos um convite para que o público entre no universo da Acuenda, através do olhar direcionado para as artes visuais. A mostra conta com trabalhos de Camila Oliveira, Kadosh Miranda e Italo Augusto, estimulando a liberdade de expressão e a diversidade para um olhar mais intimista das artes visuais.
Italo Augusto - Homem Cis
Belo Horizonte MG
Comorbida é uma exposição que em sua estrutura define um tipo de dança social, onde os visitantes da exposição se propõem a um percurso coreográfico, marcado e conduzido pelos agentes da exposição. É um trabalho que questiona as posições sociais quanto ao HIV e a AIDS e outras comorbidades no Brasil.
Kadosh Miranda - Não Binárie
Timóteo MG
POTÁSSIO abraça a Literatura e as Artes Plásticas como forma de instigar as pessoas a entender melhor traumas cometidos e sofridos durante a caminhada nessa vida. Banners com artes autorais e textos pensantes que fazem pensar nas máculas causadas e recebidas no decorrer da vida que nos cerca dentro de uma visão LGBT+.
Camila Oliveira - Mulher Trans
Ipatinga MG
Veja a Exposição de Camila Oliveira, online na 1ª Edição do Acuenda aqui
Suas obras tem como objetivo confrontar as instituições sexo-normativas, ao propor a abertura de uma possibilidade para a construção de organismos não-binários e mutáveis. Veja a exposição de Camila Oliveira, online na 1ª edição da Acuenda no site hibridus.com.br Camila Oliveira – Exposição de Artes Plásticas - Ipatinga/MG - Hibridus
Gustavo Nascimento - Homem Cis
Coronel Fabriciano MG
Coletivo de Pesquisa em Teatralidades Negras NEGRUME
Duração: 56 min
Classificação: 14 anos
Lotação: 62 lugares
Entrada gratuita com retirada de ingressos pelo site https://www.sympla.com.br/
Por se tratar de um evento que celebra a diversidade, a Acuenda também valoriza a pluralidade das manifestações artísticas culturais. Por isso, incluímos no programa uma mostra de cinema, que foi escolhida pela curadoria através de convocatória para curtas-metragens, que trabalhem temáticas ligadas a questões de gênero e sexualidade. Cinco foram selecionades para serem exibidos durante o período da Acuenda.
ACALENTO (Juiz de Fora/MG) Luíso Camargo e Paulo Liv Acalento explora a temática de masculinidade, afetividade e a importância da troca e o cuidar do outro durante a pandemia do COVID 19. Duração: 1min.
GOZO PRESO (Contagem/BH) Kiandewame Samba A partir dos fluxos entre becos nas comunidades periféricas no que diz respeito as relações entre homens-negros que possuem afetos entre homens-negros, encontramos o estigma do racismo no silêncio e nos perigos que afetam nossa existência, colocando à risca nossos desejos em processo de isolamento, criando distanciamento e enfraquecimento do pertencimento a identidade. Duração: 5min46
DENGO (Coronel Fabriciano/MG) Gustavo Nascimento e Elison Silva Dois amigos se preparam para ir à cachoeira em um domingo à tarde, mas não vão. O universo afetivo de dois homens negros, dimensionando suas subjetividades, tendo a relação entre eles como elemento que evidencia suas carências, a despotência provocada por determinados afetos e a importância de afetos afirmativos para autopercepção e relação com o mundo. Duração: 40min30
ISTO NÃO É UM JULIET (Coronel Fabriciano/MG) Gustavo Nascimento É uma vídeo-performance que integra o processo de investigação sobre o imaginário social do corpo negro e sua fantasia de embranquecimento. O artista expõe elementos do seu universo criativo e apresenta cenas do seu cotidiano periférico deslocando o olhar de uma paisagem frequentemente representada pela perspectiva da resistência, para as poéticas e contradições que compõem esta comunidade-território. Duração: 2min47
ETIQUETAS (Coronel Fabriciano/MG) Gustavo Nascimento Vídeo-performance que integra o processo de investigação sobre o imaginário social do corpo negro. O artista adentra o universo das representações para expor ao público aspectos estereotipados deste corpo. Duração: 5min30
Logo após teremos a Palestra: Do Deboche ao Tapa
Madu Machado/Travesti
Belo Horizonte
• 11 à 13 de agosto – (quinta-feira à sábado)
• Horário: 09h
• Duração: 10h
• Classificação: Livre
• Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura
• Inscrições gratuitas
• Vagas Limitadas
Coletivo Básico + Diz Trava através do olhar com foco em estéticas e sujeites não-cisheteronormativos. Os dois coletivos serão facilitadores de experimentação nas diversas artes com que trabalham. Mascaramento, teatro, poesia escrita e falada, performance e até palhaçada durante três dias. No último dia vamos pra rua, porque é na rua que acontece a arte da gente. Todes participantes terão refeição. Pessoas trans e travestis receberão auxílio passagem.
DIZ TRAVA (BH)
-Madu Machado
-Carmen Marçal
-Sol Markes
-Eli Nunes
Coletivo BÁSICO (Vale do Aço):
-D'Grego
-Kadosh Miranda
-Jeremias Menezes
-Amanda Miranda
Rubia Viola Romani/Mulher Cis
Curitiba/PR
• 13 e 14 de agosto – (sábado e domingo)
• Horário: 13h
• Duração: 8h
• Classificação: 18 anos
• Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura
• Inscrições gratuitas
• Vagas Limitadas
Destinada a uma variedade de pessoas que desejam experimentar a performatividade de gênero e o que isso modifica na sua relação com o mundo, com seu corpo e sua sexualidade.
Por meio da "montação" é possível refletir sobre as relações de poder hegemônicas, despertar a feminilidade masculina potencializadora dos corpos, provocar a ordem binária e o desejo, rompendo assim, com as diretrizes normativas do corpo, ampliando a discussão sobre os diferentes espectros que circunscreve a masculinidade. Na prática consiste em técnicas de teatro, dança, burlesco, maquiagem e contextualização histórica.•
Sigam-nos nas redes sociais:
Ingressos:
Os ingressos para os espetáculos da Acuenda custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria dos Espaços onde acontece cada evento ou no site https://www.sympla.com.br/
Ingressos solidário:
O Ingresso Solidário vai oferecer a possibilidade de compra de ingressos no valor de meia-entrada antecipada, em troca de doação de itens de higiene pessoal como: Shampoo, Sabonete, Creme Dental, Aparelho de Barbear, Escova de Dente e Papel Higiênico, para repasse a penitenciária Dênio Moreira de Carvalho de Ipaba, que serão encaminhados ao MGS – Movimento Gay e Simpatizante de Ipatinga. para serem doados a cela LGBT+ da unidade prisional. Pessoas trans e travestis terão entrada gratuita mediante retirada de ingressos na hora do evento.
Endereços:
Bar da Santa – Centro Comercial do Cariru, s/n, bloco B loja 5, Bairro Cariru, Ipatinga
Espaço Cultural Casa Laboratório – Av. Pedro Linhares Gomes, Nº 3900, Bairro Industrial (Shopping Vale do Aço) Ipatinga
Espaço Hibridus Ponto de Cultura – Av. 28 de Abril, nº 621, sala 402, JG Shopping, Centro, Ipatinga
Mi Casa, Su Teatro – endereço informado no ato da aquisição de ingressos.
Teatro Zélia Olguin – Av. Itália, nº 1890, Bairro Cariru, Ipatinga
Ficha Técnica:
Curadoria: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho
Produção Executiva: Cênika Produções
Produção e Social Media: Priscila de Paula
Analista de Mídias Sociais: Priscila Reis
Assistente Administrativa: Gabriella Sandy
Direção Técnica e Logística: Morrison Deolli
Técnica: Junio Barros e Luhan Gabriel
Registro Fotográfico: Nilmar Lage
Registro audiovisual: Vídeo Plus e Hibridus Dança
Design Gráfico: FiP Design
Em uma parceria com Instituto do Teatro Brasileiro através do programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas foram ofertades estágios para:
Sigam-nos nas redes sociais:
webdesign fipdesign.com.br