Dia 28 de junho é a data em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, dia em que foi realizada a primeira Parada Gay, nos Estados Unidos, e inspirou diversas mobilizações no mundo todo contra o preconceito e a homofobia. Dando continuidade a celebração desta data, o Hibridus Dança abre, hoje dia 28 de junho de 2022, a convocatória para a 2ª edição do Acuenda – Mostra de manifestações artísticas culturais pautada pela diversidade de gênero, para toda região do Vale do Aço e todo território nacional.
Acuenda
*Acuenda no Pajubá tem o mesmo significado que veja, olhe, observe, preste atenção. Com origem no iorubá, a linguagem foi adotada por travestis e ganhou a comunidade LGBT+.
Entre os dias de 28 de junho a 12 de julho de 2022, estarão abertas as inscrições para a segunda edição da mostra Acuenda, direcionada para manifestações artísticas culturais com uma linha curatorial pautada pela diversidade de gênero, LGBT+. Realizada pelo Hibridus Dança, com o patrocínio da Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção da Cênika Eventos, a segunda edição da mostra propõe a ocupação de espaços culturais alternativos da cidade de Ipatinga, como o próprio Espaço Hibridus Ponto de Cultura. A programação será resultante de um processo curatorial e executada de forma presencial no período de 11 a 14 de agosto de 2022, com:
Espetáculos – Os espetáculos deverão ter duração mínima de 30 (Trinta) minutos e serem adaptados para espaços alternativos, com possíveis ajustes realizados/arcados pelos selecionades. Poderão ser na linguagem de dança, teatro, performance, música, circo, dentre outras.
Oficinas – Quanto à oficina, exige-se um mínimo de (08) oito horas, mas o tempo máximo dependerá do desejo e da proposição da pessoa proponente. Essa carga horária poderá ser distribuída em mais de um dia, respeitando o período de realização do Acuenda.
Exposições – As exposições deverão permanecer montadas, abertas ao público, com duração mínima de 15 dias.
Mostra de cine LGBT+ – mínimo de 05 vídeos (curta, média, longa, documentário, etc.). É de responsabilidade de selecionade sobre a liberação dos direitos autorais dos vídeos exibidos.
Bixaria Literária – Sarau-resistência – ter no mínimo de (01) uma hora de duração podendo acontecer em espaços abertos, na cidade de Ipatinga, e/ou no Espaço Hibridus Ponto de Cultura.
Palestras – debates e reflexões a respeito do cenário artístico e cultural LGBT+. Exige-se um mínimo de (01) uma hora.
O Acuenda deseja promover o encontro de artistas, ativistas, pesquisadores e agentes da cena cultural LGBT+, nacional, no interior mineiro. Possibilitando o acesso a comunidade LGBT+ protagonismo na cena artística cultural no interior mineiro, estimulando a visibilidade, segurança e o respeito, além de possibilitar o acesso à comunidade à fruição de uma programação artístico cultural LGBT+ de qualidade, gratuita, no interior mineiro, com potencial transformador da sociedade, no intuito de desmistificar a cultura LGBT+ em um momento em que o país vive censura às artes e a cultura, em especial à LGBT+, promovendo a diversidade.
Acuenda – Manifestações Artísticas Culturais Pautada pela diversidade de Gênero
O Hibridus recebeu 46 (quarenta e seis) propostas das mais variadas áreas artísticas como Espetáculos de música, dança, teatro, performance, Mostra Cine LGBT+, Palestras, Bixaria Literária – Sarau Resistência, Exposições e oficinas dentre outras.
Uma grande força-tarefa foi realizada para a avaliação das propostas, das quais 17 (dezessete) foram selecionadas contemplando todas essas áreas artísticas bem como considerando as cidades da região. Todas as propostas passaram pela triagem de documentação e adequação às regras da convocatória, e em seguida, as aprovadas nesta triagem, foram analisadas e discutidas pelos curadores do projeto, que destacam não somente o número de projetos de qualidade inscritos como sua diversidade, entendendo a importância do compartilhamento de diferentes perspectivas e experiências neste momento.
Proponentes de todas as cidades do Vale do Aço inscrites foram contemplades, enriquecendo a possibilidade de trocas entre cenários distintos. “Esperamos que seja uma experiência enriquecedora para o público que irá assistir a programação”, salienta o diretor do Grupo Hibridus, Wenderson Godoi.
Es proponentes serão contatades diretamente pelo Hibridus Dança por meio de ligações telefônicas.
Categoria Espetáculos:
Teatro
Bruny Murucci – Identidade de gênero: Homem Cis – Teófilo Otoni/MG
Cris Diniz – Identidade de gênero: Não Binárie – Belo Horizonte/MG
Didi Peres – Identidade de gênero: Homem Cis – Ipatinga/MG
Nilo Ybyraporã de Sousa – Identidade de gênero: Homem Trans – Belo Horizonte/MG
Dança
Ireno Júnior – Identidade de gênero: Homem Cis – Teresina/PI
Samuel Alvís – Identidade de gênero: Não Binárie – Teresina/PI
Música
Pablo Henrique Soares Cardoso – Identidade de gênero: Homem Cis – Cel. Fabriciano/MG
Categoria Mostra Cine LGBT+
Gustavo Nascimento (Coletivo de Pesquisa em Teatralidades Negras NEGRUME) – Identidade de gênero: Homem Cis – Cel. Fabriciano/MG
Categoria Palestra
Adilson Mariano – Identidade de gênero: Homem Cis – Ipatinga/MG – Título Palestra: Do Deboche ao Tapa
Diane Dias – Identidade de gênero: Mulher Cis – Ipatinga/MG – Título Palestra: Do cu à Vulva: rompendo o falo
Fernanda Coelho Carvalho – Identidade de gênero: Mulher Cis – Ipatinga/MG – Título Palestra: LGBT, LGBTI e LGBTQIAP: Entre usos e desusos da sopa de letrinhas
Categoria Bixaria Literária – Sarau Resistência
D’Grego – Identidade de gênero: Não Binárie – Ipatinga/MG
Dévora MC – Identidade de gênero: Não Binárie – Belo Horizonte/MG
Categoria Exposição
Ítalo Augusto Fernandes Moreira – Identidade de gênero: Homem Cis – Belo Horizonte/MG
Kadosh Miranda De Almeida Pires – Identidade de gênero: Não Binárie – Timóteo/MG
Categoria Oficina
Madu Machado – Identidade de gênero: Travesti – Belo Horizonte/MG
Rubia Viola Romani – Identidade de gênero: Mulher Cis – Curitiba/PR
Sigam-nos nas redes sociais:
Cidades:
Categorias:
Identidades de gênero:
webdesign fipdesign.com.br
As inscrições deverão ser feitas de 28 de junho de 2022 até as 23h59 do dia de 12 de julho de 2022, com o preenchimento do formulário abaixo e anexado todos os documentos solicitados:
Observação
Pagamento
Cada selecionade, para espetáculo, receberá um cachê no valor de R$1.500,00 (Mil e quinhentos Reais). As propostas de oficinas, exposições, mostra cine LGBT+, bixaria literária e palestras selecionadas receberão uma ajuda de custo de R$1.000,00 (Mil Reais).
Para es selecionades de fora da região do Vale do Aço, o Hibridus Dança se responsabilizará pelo custeio de passagem, hospedagem e alimentação durante o evento.
Todo o pagamento será realizado mediante emissão de nota fiscal, cujo código CNAE relativo à Nota Fiscal deverá ser compatível com o campo artístico-cultural, além de contrato assinado com cópia do documento de identidade válida (CNH, RG, RNE, Carteira de Trabalho, Passaporte, dentre outros) das partes para que seja possível verificar a semelhança das assinaturas.
A produção do Hibridus ficará responsável pelo pagamento dos cachês na integralidade, em até 5 (cinco) dias após o encerramento da atividade.
Es candidates selecionades serão anunciades no dia 18 de julho, por meio do site www.hibridus.com.br
Em caso de dúvida escreva para: hibridus@hibridus.com.br
Solicitamos como contrapartida des selecionades:
Replicar os conteúdos do Acuenda em suas mídias sociais;
Participar ativamente dos encontros de articulação da Rede Acuenda assistindo a programação, incluindo o Simpósio de encerramento da programação.
Gravar pílulas em vídeo, convidando o seu público para assistir a programação;
Divulgar os eventos da iniciativa.
Enviar o @ de suas redes sociais.
Sigam-nos nas redes sociais: