Comitê de Cultura de Minas Gerais realiza Curso de Empreendedorismo Cultural em Naque e Belo Oriente

Entre os dias 27 e 29 de maio, os municípios de Naque e Belo Oriente recebem o Curso de Empreendedorismo Cultural, com encontros formativos gratuitos destinados a agentes culturais locais, trabalhadores da cultura, juventudes e iniciativas populares. A ação integra a meta de formação do plano de trabalho do Comitê de Cultura de Minas Gerais, e é realizada pelo Comitê por meio do Hibridus Ponto de Cultura, organização atuante na Região Imediata de Ipatinga.
As formações serão realizadas simultaneamente nos dois municípios, com início sempre às 18h30. Em Belo Oriente, o curso será ministrado por Leila Cunha, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua São Paulo, 574, 2º andar, bairro Novo Oriente (Praça do INSS). Em Naque, a formação será conduzida por Valéria Mendes, no CRAS, situado na Rua José Valadares, 85, Centro.
As monitoras das formações são mulheres com forte atuação na área cultural e comunitária. Leila Cunha é artista, produtora cultural e educadora, com trabalhos voltados à memória social, identidade cultural e cidadania, e com experiência em diversos projetos de formação em Minas Gerais e no Brasil. Valéria Mendes é gestora cultural, mobilizadora e educadora popular, com reconhecida atuação em territórios periféricos e políticas culturais inclusivas.

O Comitê de Cultura de Minas Gerais é uma instância de articulação territorial ligada ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura, e tem como missão fortalecer o acesso às políticas públicas culturais no estado. Coordenado no Estado de MG pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), o Comitê é composto por organizações da sociedade civil que atuam em diversas regiões de Minas, sendo o Hibridus Ponto de Cultura responsável pela execução na Região Imediata de Ipatinga, que abrange os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso, Naque e Belo Oriente.
O plano de trabalho do Comitê prevê ações integradas até abril de 2026, estruturadas em três metas principais: mobilização, formação e comunicação. Essas metas se materializam em cursos, oficinas, rodas de conversa e intervenções culturais, visando capacitar os agentes culturais, ampliar o acesso à informação e fomentar redes de apoio e sustentabilidade no campo da cultura.
As atividades buscam garantir maior equidade territorial e democratização do acesso às políticas culturais, especialmente em municípios de pequeno porte e regiões com histórico de menor acesso a recursos públicos e editais. Por isso, a realização dessa formação em Naque e Belo Oriente representa um importante passo na construção de uma política cultural mais descentralizada, participativa e comprometida com os direitos culturais da população.
Serviço
Curso de Empreendedorismo Cultura, com Leila Cunha
Data: 27 a 29 de maio
Horario: 18h30
Local: Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua São Paulo, 574, 2º andar, bairro Novo Oriente (Praça do INSS) em Belo Oriente

Curso de Empreendedorismo Cultura, com Valéria Mendes
Data: 27 a 29 de maio
Horario: 18h30
Local: CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – Rua José Valadares, 85 – Centro/Naque

Assessoria de imprensa – para entrevistas e outras informações:
Luciano Botelho
comitedeculturademg_ipatinga@projetos.aic.org.br
31 997051584
31 986624207