Espaço Hibridus Ponto de Cultura oferece aulas de dança afro com a professora Preta Lua todas as quartas-feiras a partir de 05 de abril
IPATINGA – O Espaço Hibridus Ponto de Cultura de oferece aulas de dança afro com a professora Preta Lua, que é produtora cultural e professora de dança afro-brasileira graduada no grupo Raiz de Quilombo de capoeira. Ela está envolvida com danças afro-brasileiras há cerca de oito anos, incluindo tambores de crioula, maculelê, samba de roda, samba corrido, kuduro e Kazukuta. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 19h às 20h, no Espaço Hibridus Ponto de Cultura, localizado na Avenida 28 de Abril, n° 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, ao lado da igreja católica. O investimento para as aulas é de R$ 40,00 por mês.
As danças africanas representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural do continente africano. Elas integram a extensa cultura africana e são de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga emocional e artística.
A dança afro-brasileira compõe-se de um conjunto de diferentes danças que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas, essa herança foi ganhando novos significados e expressões. Na sua origem, algumas delas eram realizadas para recordar ou relatar aos mais jovens fatos históricos marcantes. Ao reforçar tradições e fundamentos da sua cultura, as danças tornavam-se um importante meio de autoafirmação do grupo familiar ou social. Outras danças, entretanto, nasceram como meio de expressão e diversão, relacionando o corpo, emoções e atitudes.
As aulas ministradas pela professora Preta Lua são voltadas para todas as idades e níveis de habilidade. Ela tem vasta experiência em ensinar danças afro e tem o objetivo de transmitir todo o conhecimento e tradições das danças africanas aos seus alunos. Para o Hibridus Dança é muito importante este compartilhamento de saberes, principalmente porque o grupo se originou dentro do movimento negro GRUCON – Grupo de União e Consciência Negra, no final dos anos 90, aonde o grupo criou diversos trabalhos com Eclipse, Kozomba, Máscaras todos tendo a questão étnica como provocador principal.
Não perca a oportunidade de se conectar com a cultura africana e aprender a arte da dança afro. Inscreva-se agora mesmo pelo formulário que se encontra no site: www.hibridus.com.br ou no Espaço Hibridus Ponto de Cultura, no dia das aulas.
Para mais informações, visite nosso site ou entre em contato conosco através do telefone (31) 98470-0975 ou e-mail hibridus@hibridus.com.br.
Sobre o Espaço Hibridus Ponto de Cultura:
O Espaço Hibridus Ponto de Cultura é um espaço cultural localizado na Avenida 28 de Abril, n° 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, ao lado da igreja católica. O objetivo do Espaço é oferecer atividades culturais, cursos e oficinas para a comunidade local, promovendo a cultura e a arte em todas as suas formas. O Espaço Hibridus Ponto de Cultura é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, o que significa que é uma iniciativa cultural que está apta para desenvolver ações de promoção da cultura e da arte.
Além disso, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura é um dos espaços culturais que seguem a Política Nacional de Cultura Viva. Essa política foi criada com o objetivo de fortalecer as expressões culturais e artísticas em todo o país, reconhecendo a cultura como um direito humano fundamental e promovendo a diversidade cultural brasileira.
Como Ponto de Cultura, o Espaço Hibridus se compromete em promover a cultura e a arte em todas as suas formas, incentivando a participação da comunidade local em atividades culturais, além de oferecer cursos e oficinas que fomentem a criatividade e o aprendizado. Essa política tem sido fundamental para a promoção da cultura e da arte em todo o Brasil, e o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, que conta com o patrocínio da Usiminas e da Aperam Inox via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, se orgulha em fazer parte desse movimento em prol da cultura viva.
A aula de dança afro faz parte da comemoração dos vinte anos do grupo. Para acompanhar as atividades do grupo basta seguir as redes sociais do grupo.