Espaço Hibridus Dança recebe estreia de espetáculo teatral

O ator Gustavo Nascimento vai estrear no sábado (23), às 20h, no Espaço Hibridus Dança, no Centro de Ipatinga, o espetáculo teatral Este Corpo, onde o ator faz reflexões sobre o universo negro, partindo do próprio corpo como instrumento de pesquisa de estéticas que dialoguem com os problemas que envolvem o corpo negro e a negritude.

O monólogo reflete sobre a narrativa que permeia o corpo, subvertendo sua lógica subjetiva e da percepção de si mesmo no coletivo.

Como forma de reagir a várias inquietações desencadeadas, Este Corpo também acontece como uma espécie de teatro-desempenho, usa uma linguagem performática para falar de corpos únicos e singulares, que possuem sua própria narrativa.

Gustavo Nascimento: estéticas, corpo e negritude
O espetáculo exibe percepções que se debruçam sobre corpos, e não apenas os negros, também como portadores de outros demarcadores.

Este Corpo tem controle sobre o som e a luz que irradia, controla a direção que escolhe caminhar, mesmo sabendo que isto foge ao seu domínio. A partir dessa premissa propõe uma reflexão em torno das narrativas que subvertem a lógica de corpos estigmatizados, mais especificamente o negro.

Levanta questões que permeiam subjetividade, sexualidade, afeto, estética. Numa dramaturgia não linear, a montagem destaca os deslizes cotidianos enraizados em um país que também é negro, e que ainda assim nega aos corpos periféricos uma possibilidade de existência plena.

É o primeiro trabalho genuinamente autoral de Gustavo Nascimento, e além do viés artístico, exibe um teor social. O artista assina a direção e o texto, e empresta o corpo para que se redescubra e se descortine na cena.

Gustavo Nascimento iniciou seus estudos no Teatro Circu-Lar Farroupilha, em Ipatinga, e desde então atua na cena cultural em parceria com outros artistas, coletivos de teatro e projetos independentes. Pesquisa relatos que permeiam a negritude e o universo negro.

Em dezembro de 2017, marcando o início dessas investigações, ele propôs a performance Experimento para um Homem-Livre. Dando sequência às muitas inquietações, procura agora distendê-las em cena, com o espetáculo teatral Este Corpo.

SERVIÇO:
Este Corpo
Sábado (23) – 20h
Espaço Hibridus Dança
Av. Vinte e Oito de Abril, 621 – Sala 402 – 4º andar
Centro – Ipatinga. Classificação: 12 anos
Ingressos: R$10 inteira e R$5 meia-entrada.
Informações pelo telefone (31) 98662-4207 – Luciano Botelho.

https://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=59946&t=o-corpo-negro-e-suas-questoes