Integrante do Hibridus Dança está no conselho Estadual de Política Cultural

Wenderson e Felipe Leite, Superintendente de Interiorização e Ação Cultural

Felipe Rodrigues Amado Leite, Superintendente de Interiorização e Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, presidiu semana passada a reunião do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), no auditório do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

Durante o evento, tomaram posse os membros do conselho para o biênio 2019-2020, tendo como representante da dança o artista ipatinguense Wenderson Godoi, do grupo Hibridus Dança.

O Consec é um órgão colegiado paritário de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), servindo como instância de governança da sociedade civil junto à Secretaria.


Registro histórico dos conselheiros que foram empossados

Os membros do conselho têm como missão acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas, além de avaliar as atividades, sugerir aprimoramentos, realizar diagnósticos e propor medidas para o desenvolvimento do Plano Estadual de Cultura.

Mantendo-se como arena de discussão com os atores da sociedade civil e instituições artísticas e culturais, o Consec contribui para a integração entre os órgãos públicos e as entidades da iniciativa privada do setor cultural, garantido participação e transparência.

O órgão é composto por 17 representantes do Poder Público e 17 representantes da sociedade civil organizada, sendo presidido pelo Secretário de Estado de Cultura.

Dança na pauta
Wenderson Godoi é artista da dança, curador, gestor e produtor cultural. Desde 1995 milita na área da cultura no Vale do Aço. Participou do Grupo de União e Consciência Negra de Ipatinga (Grucon) e foi um dos fundadores do Grupo Hibridus Dança, cujas ações são patrocinadas pela Usiminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Solanda Steckelberg, subsecretária de Cultura de Minas Gerais, e Wenderson

Produziu eventos como o Encontro de Arte Negra de Ipatinga (Encontr’Arte… Negro); Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), já na 14ª edição, e o Seminaluz, já na 12ª edição.

Ministrou oficinas de produção cultural e elaboração de projeto, contribuiu no Plano Municipal de Cultura de Ipatinga, foi delegado na I Conferência Livre de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, eleito pela classe artística de Ipatinga para a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura e depois presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga.

Ocupando a cadeira da dança, Wenderson Godoi tomou posse no Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais junto com a bailarina e professora Regina Amaral. Ele participa também da Câmara temática de Formação, Democratização, Regionalização e Acesso.

Hibridus
55 31 3821 3513 – 8551 3323
www.hibridus.com.br

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0067847-artista-de-ipatinga-toma-posse-no-consec?fbclid=IwAR0M_o_BacwBkKb9Yg8PzcZ1D6XCj3TChDrC2XjFtjHcjJVrIJIxFFCS96o