Iniciativa prevê remuneração de artistas para ações realizadas em meios digitais
Em virtude da pandemia do Covid-19 (Corona vírus), que assola o país e o mundo, e com a orientação de isolamento social para reduzir o contágio, o grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, através do projeto ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – 14ª Edição, lança a convocatória para a 2ª Edição da Ocupação Hibridus 2020.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD

São convocados a se inscreverem profissionais do setor cultural que queiram oferecer atividades artístico-culturais online, com duração mínima de 30 e máxima de 50 minutos, nos meses de abril e maio de 2020, mediante pagamento de um prêmio de R$ 500 para cada artista.

Serão selecionadas 20 propostas, e os interessados devem se inscrever entre sexta até a próxima terça-feira, 14 de abril, por meio do link disponível no site do Hibridus Dança – www.hibridus.com.br -, preenchendo o formulário online e anexando todos os documentos solicitados no edital, que também se encontra no site.

Além do preenchimento do formulário, cada proponente deverá enviar um vídeo (teaser) de até cinco minutos com a proposta do conteúdo a ser apresentado, disponibilizado em link nas plataformas Vimeo ou Youtube. Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 18 de abril, por meio do site e redes sociais do grupo Hibridus.

O valor a ser pago será entregue aos selecionados mediante emissão de nota fiscal, contendo a disponibilização da proposta, as especificações definidas na convocatória para as plataformas no canal do YouTube, Instagram e Facebook do Hibridus Dança, Aperam e Usiminas, e termo de compromisso assinado.

Desta vez em formato mais compacto e evidenciando o cenário atual, a programação não será em teatros, espaços não convencionais e ao ar livre, e vai para os meios digitais.

Esta ação dá abertura ao projeto ENARTCi 14ª Edição, Ocupação Hibridus#2, nas plataformas digitais do grupo Hibridus Dança, Aperam e Usiminas, hospedando 20 artistas, coletivos, grupos de estudo, criativos, gestores e/ou produtores culturais que tenham criações direcionadas para os vários campos artístico-culturais.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD

Isso inclui dança, teatro, música, arte urbana, design, inovação social, cinema e audiovisual, artes visuais, pesquisa histórica, cultura e raça, cultura e gênero, comunicação e mídia livre, intercâmbio e residências artístico-culturais.

E também cultura e educação, cultura e saúde, conhecimentos tradicionais, cultura digital, cultura e direitos humanos, economia criativa e solidária, livro, leitura e literatura, memória e patrimônio cultural, cultura e meio ambiente, cultura e juventude, cultura, infância e adolescência, cultura LGBT e cultura circense.

Ocupação Hibridus #2
Através desta ação, que aconteceu no ano passado em formato presencial, o grupo Hibridus trabalha a aproximação com a comunidade em que se insere e oportuniza ao artista da região infraestrutura para o desenvolvimento de suas ideias e projetos.

Neste momento o projeta volta o olhar, de forma mais urgente, para os artistas do Vale do Aço, maioria dos quais se encontra, por razões óbvias ligadas ao isolamento social, sem condições formais de trabalho.

Assim, o Hibridus contribui para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial e para que circulem mais ofertas de qualidade para ampliação de conhecimento.

“A finalidade desta convocatória é gerar recursos e contribuir para o trabalho dos artistas em meio à pandemia do Covid-19 (coronavírus), em especial, diante da necessidade de suspensão social”, salienta o diretor do grupo Wenderson Godoi.

Na avaliação de Godoi, o cancelamento de atividades presenciais, embora necessário, afeta o setor cultural, por isso a ação objetiva contribuir, fomentando a produção e a difusão artística por outros meios e formatos que se adaptem às atuais condições.

“Sabemos que é pouco, mas é a contribuição do Hibridus Dança em um momento tão difícil. A cultura não pode ser entendida só como diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países”, frisa o diretor do Grupo Hibridus.

SERVIÇO:
Convocatória Ocupação Hibridus#2
Inscrições ATÉ 14 de abril de 2020
Site: www.hibridus.com.br

Para maiores esclarecimentos:
WhatsApp:
Luciano Botelho (31) 98662-4207
Wenderson Godoi (31) 98551-3323

O projeto conta com o patrocínio da Aperam e Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0077406-hibridus-danca-lanca-convocatoria