Evento lembrou aniversário de Ipatinga e Dia Internacional da Dança
Reservadamente, conforme se deve fazer em tempos de uma grave pandemia como a do coronavírus, o aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa de Ipatinga ocorreu na quarta-feira (29), mesmo dia em que se comemorou o Dia Internacional da Dança.

Integrantes do Hibridus abrem um novo canal para mostrar a sua arte

E os integrantes do Grupo Hibridus Dança aproveitaram a oportunidade para celebrar e levantar questões que envolvem esta linguagem artística no momento.

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e do circo. No antigo Egito já ocorriam as danças astro-teológicas, em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial os olímpicos.

A dança permanece sendo uma importante área de conhecimento cultural e artístico, com forte papel político na sociedade. Muito mais que se mover, suar e pular, a dança se dá em diversas outras áreas e roupagens. Dançar é uma ação de poder e posicionamento político, um ato formador de opinião.

Há muito os artistas – os dançantes, em especial – convivem com a falta de políticas públicas de sustentabilidade para as artes. E com as questões atuais, que envolvem o isolamento social, esta situação se agrava mais.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD

Vídeos de artistas participantes da convocatória serão exibidos no canal

Por esta razão, o Hibridus Dança lançou uma convocatória e, entre 86 propostas, selecionou 20 artistas do Vale do Aço para criarem vídeos de seu trabalho, para serem postados nas plataformas digitais do grupo e seus patrocinadores – Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Aperam e Usiminas.

Cada proposta aprovada recebe uma ajuda de R$500, importante neste momento em que todas as atividades artísticas estão suspensas. A programação de exibição dos vídeos está sendo organizada e as postagens vão começar na segunda-feira (4), seguindo até o dia 29 de maio.

A programação, datas e horários será veiculada nas redes sociais do grupo, para que todos possam acompanhar.

Nesta quarta-feira (29), o Grupo Hibridus Dança inaugurou o seu canal no Youtube, mais uma possibilidade para a dança e onde os vídeos dos artistas selecionados na convocatória serão postados. Todos estão convidados a se inscrever e assistir a programação.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD

Acesse https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

Dançar no interior, na capital, em Minas Gerais, no Brasil ou em outros países não é a mesma coisa. Cada local e cultura têm suas especificidades e influência no jeito de se fazer dançar. Em cada situação e clima, o que se mantém é o desejo, o amor ao ofício da dança. Pina Bausch dizia sempre: “Dancem, dancem, dancem, senão, estaremos perdidos…”

E assim, os artistas da Hibridus e muitos mais seguem dançando. Sobre o aniversário de Ipatinga, cidade-sede do grupo, os integrantes do Hibridus afirmam: “Desejamos que a cidade e seu povo tenham muita prosperidade e não percam a sua essência, que é construir a sua histórias junto com as pessoas que fazem esta cidade ser tudo o que é. Parabéns Ipatinga”.

Para quem quiser se inscrever no canal do grupo, basta acessar o Youtube e pesquisar o nome Hibridus Dança, e aparecerá a opção. Clique e inscreva-se e divirta-se com os vídeos disponíveis. O endereço eletrônico é https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg.

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0077948-hibridus-lanaa-canal-no-youtube