Seminaluz 13ª Edição – Mostras Culturais oferece oficinas para artistas do Vale do Aço


Foto: Hyuri luna será oficineiro de viola caipira – Crédito: Divulgação

IPATINGA – O projeto Seminaluz 13ª Edição – Mostras Culturais oferece, para a comunidade do Vale do Aço, oficinas culturais nas áreas de música (viola caipira), teatro, produção cultural e preparação corporal. As oficinas serão realizadas nas cidades de Ipatinga e Timóteo e fazem parte da programação desta 13ª Edição que está composta de diversas ações voltadas para o público em geral, para os profissionais da área técnica e para os artistas.

O projeto é realizado pelo Seminaluz e Hibridus Dança, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínios da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SEMCEL, da Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Eventos.

MAIS AMPLITUDE

“As oficinas culturais são uma novidade no projeto Seminaluz e visa ampliar o campo de abrangência do projeto e democratizar o acesso à comunidade do Vale do Aço. Esta é a edição de maior amplitude e diversidade, que atende um grande público e proporciona formação, capacitação, experimentação e formação de plateia através das atividades culturais”, diz Morrison Deolli, Diretor Artístico e Curador do projeto.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de Outubro de 2021 pelo site do Seminaluz –

www.seminaluz.com.br

OFICINAS CULTURAIS

As oficinas serão realizadas de forma híbrida, online e presencial, nas 4 (quatro) modalidades teatro, viola caipira, produção cultural e preparação corporal. É o Seminaluz ampliando seu leque de atuação abrangendo, não só os profissionais da área técnica, mas também aos diversos artistas de nossa região.


• Oficina de Preparação Corporal com Luciano Botelho

A oficina, que tem como público alvo pessoas da 3ª idade, se propõe a utilizar da técnica de dança Contemporânea para trazer ao corpo liberdade, movimentos e sensações, possibilitando se expressar e compartilhar estes sentimentos numa entrega que vai além da preparação física. Um corpo que fala através de suas ações.

Luciano Botelho – Artista da dança do grupo Hibridus Dança. Ministrou aula de dança e preparação corporal nas unidades do CRAS, em Ipatinga de 2018 a 2020. Seus trabalhos de criação são pautados por questões que permeiam o corpo e o transformam de alguma forma. Pensa o corpo como dispositivo disponível e não pronto, um corpo que está em constante formação.

A oficina iniciará dia 18 de Outubro e acontecerá às Segundas-feira, de 14h às 16h, no Ipaminas Esporte Clube – Rua Gonçalves Dias, 575 Cidade Nobre – Ipatinga

• Oficina de Viola Caipira com Hyuri Luna

A oficina tem como objetivo aperfeiçoar e agregar conhecimento para os violeiros que já iniciaram o aprendizado no instrumento. É destinado para o violeiro que já sabe afinar a viola, sabe alguns acordes e até tocar algumas músicas, mas que ainda não domina técnicas mais avançadas e quer melhorar o seu “ponteio” na viola.

Hyuri Luna – Violeiro há mais de 9 anos, com formação de Licenciatura em Música, leciona viola caipira há 6 anos. Faz parte da Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço desde sua criação em 2012; participou da maior orquestra de viola caipira do mundo em 2017 que foi reconhecida pelo Guines Book.

A oficina iniciará dia 18 de Outubro e acontecerá às Segundas de 19h30 as 21h30 e Quartas de 18h30 as 21h30, no Estúdio Hyuri Luna, Av. Livramento, nº 30 – Veneza 2 – Ipatinga/MG

• Oficina de Produção Cultural com Wenderson Godoi

Voltada aos artistas, gestores, produtores e empreendedores criativos, culturais e sociais, profissionais do universo corporativo que buscam práticas mais originais e criativas e interessados em processos colaborativos.

Wenderson Godoi – Artista da dança, curador, gestor, produtor cultural. Cofundador do Grupo Hibridus Dança, produz as mostras/festivais: Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – ENARTCi, que está em sua 15ª edição; Seminaluz; Acuenda – manifestações artísticas culturais com uma linha curatorial pautada pela diversidade de gênero, além de ser um dos coordenadores do Espaço Hibridus Ponto de Cultura.

A oficina iniciará dia 18 de outubro e acontecerá às segundas e quartas de, 18h30 às 21h30, on-line via Zoom.

• Oficina de Interpretação Teatral, com a DaMa Espaço Cultural/Timóteo

Oficina de técnicas teatrais para montagem e atuação, com o objetivo de montar uma cena teatral partindo do “zero”. Os alunos serão convidados, nessa oficina de práticas, a construir um personagem, criar dramaturgia, partituras corporais e vocais, tudo a partir de jogos e exercícios de preparação de corpo e de voz.

A oficina iniciará dia 19 de outubro e acontecerá às terças e quintas, de 13h às 16h, no DaMa Espaço Cultural, Rua Romualdo Cristiano Alves, nº 5, Timirim – Timóteo/MG

http://diariopopularmg.com.br/seminaluz-13a-edicao-mostras-culturais-oferece-oficinas-para-artistas-do-vale-do-aco/

Convocatória CineLGBT

Inscrições encerradas O Cineclube LGBT+ do Espaço Hibridus Ponto de Cultura, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado do Município de Ipatinga Minas

Read More »